quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Reunião de pais

Oi gente. Estou  muito ansiosa para conhecer a minha sala e começar o meu trabalho, pois é a primeira vez que irei ficar com um primeiro ano. 
Estou colocando uma pauta da reunião de apresentação que tenho em mente para fazer em minha sala para que os pais dos alunos e eu possamos interagir melhor durante o ano.



Reunião de Pais 2011: Apresentação
Pauta:
I - ABERTURA
- Agradecimento aos pais pela presença.
- Passar a lista de presença.
- Apresentação da professora: nome, formação, há quanto tempo trabalha com educação, e na escola.

II - PRÁTICA E TRABALHO NA SALA DE AULA
- Escrever uma mensagem para os pais, na lousa.
-Aplicar a dinâmica dos peixes.
Conscientizar os pais sobre: ”O que a criança faz no Primeiro ano do Ensino Fundamental " e  sobre a sua importância na participação da vida escolar de seu filho.
Falar sobre as mudanças no desenvolvimento cognitivo, a aquisição da linguagem, a socialização, a capacidade de enfrentar e solucionar problemas, etc.
- Explicar a função do planejamento, sobre o semanário e que existem conteúdos a serem trabalhados de acordo com a faixa etária, como é feito seu planejamento semanal, etc.
- Falar sobre as hipóteses linguísticas.
- Tarefa - Orientar quanto ao dia que será enviada e devolvida, participação dos pais, a importância dessa atividade na vida da criança, a higiene e cuidado com a tarefa.
- Projetos da turma.
- Objetivos e metas a alcançar durante o ano letivo.
- Para os alunos que estão frequentando a escola pela primeira vez, é preciso falar aos pais sobre essa nova etapa na vida da criança (dúvidas, ansiedades e expectativas dos pais).
Ressaltar que é importante que o adulto não transmita essas aflições para as crianças. E sempre que necessário procure a escola para conversar e tirar dúvidas.
- Ressaltar a importância da participação dos pais na vida escolar da criança.

III - ASSUNTOS GERAIS
- Material escolar: colocar o nome da criança em seus pertences.
Explicar a rotina da escola (horário de entrada, saída, uniformes, lanche etc).
- Atualizar sempre a lista de autorizados a buscar a criança.
- Remédio somente com receita médica, constando na caixa e no vidro o nome da criança, a turma, quantidade a ser ministrada, com uma cópia da receita para ser anexada ao prontuário da criança e caso o responsável não possa buscá-lo avisar com antecedência e por escrito.
- Atualizar endereço e telefone em caso de precisar contatar a família.
- Falar sobre os cuidados com os cabelos das crianças (para evitarmos o contágio dos piolhos), meninas cabelos sempre presos e bem cortados, franjas nos olhos, meninos cabelos curtos.
- Falar sobre a importância da higiene.
- Verificar e cortar as unhas das crianças, sempre que necessário.
- Verificar todos os dias as mochilas.
- Conscientizar sobre a importância dos bilhetes, pois esta é a nossa forma de comunicação.
- Não permitir que a criança traga para a escola: doces, balas, bolachas etc.
- Festas na escola - Ressaltar a importância da família nos eventos (festas, rifas, etc.).

IV - ENCERRAMENTO DA REUNIÃO
- Dar a palavra aos pais.
- Pedir aos pais que deixem um recado para ser colocado no portfólio de seu filho.
-Perguntar aos pais se eles têm alguma sugestão para melhorar a escola e como podem fazê-lo.
- Agradecer a presença dos pais.
- Entregar a lembrancinha.

Dinâmica dos peixes
Esta dinâmica pode ser utilizada com pais de alunos de várias faixas etárias.
Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.
Comparar diferenças e igualdades.
Tempo: aproximadamente 20 minutos.
Local: sala de aula ou uma sala grande.
Materiais: papel pardo, fita adesiva, música Peixe vivo, papel sulfite, lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.

Desenvolvimento:
Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa.
Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos...
Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... (coloque à disposição lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem.
Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.
Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade. Deixe-os à vontade para falar.

Obs: Se necessário, conduza a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.
Pergunte: Todos os peixinhos estão iguais?
Por que são diferentes?
Porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes.
Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado? Por quê?
Porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes etc.
Mas, apesar de todas essas diferenças, todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.
Como podemos transferir essas idéias para a vida escolar?
O que o aquário representa?
Quem são os peixinhos?
Como convivermos, sabendo lidar com essas diferenças, em casa e na escola?
E assim por diante, de acordo com o retorno dos pais.

CONCLUSÃO:As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte dos pais e facilitam muito a relação escola-pais.

Fonte da dinâmica : www.eaprender.com.br

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pap de Docinhos de eva



Gente, olha só que graça esses docinhos. 
é de dar água na boca!!!


E o mais legal: o passo-a-passo.


Lista de Materiais: 
-1 bola de isopor de 50mm
-tesoura
-tesoura de picotar
-cola e pistola de cola quente
-palito para riscar no eva
-arame galvanizado n°20
-aplicação de tecido de coração
- fita mimosa rosa e xadrez marrom
-eva marrom, rosa metalizado, marrom escuro
-régua

Modo de Confeccionar:

























Os créditos das imagens e do pap são da Pat Pacheco.

















Ponteira 3 D Palhacinho

Olha só que ponteira linda!

Os créditos da imagem e do molde são para Luciene E.V.A



Cadernos


Estes foram alguns dos cadernos que confeccionei junto com a minha mãe para dar de presente aos meus alunos do 4° ano PIC.






terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Meu Primeiro Blog

Olá a todos!!!
Meu nome é Thais. Sou professora de Rede Municipal de São Paulo e espero que este blog possa contribuir com as pessoas que me  visitarem e que sirva como aprendizagem para mim, pois estarei postando várias idéias durante o ano letivo.
Por enquanto é só.
Beijos.


Thaís.